Sindepol/TO participa de ato para a implementação do Subteto Remuneratório Único do Estado

Encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, 03, e reuniu servidores públicos e representantes classistas
04/10/2023 04/10/2023 17:56 364 visualizações

Na tarde desta terça-feira, 03, centenas de servidores públicos tocantinenses e representantes das entidades classistas estiveram em reunião conjunta para debater a implementação do Subteto Remuneratório Único, compromisso feito pelo governador Wanderlei Barbosa e que completa doze anos de luta. O encontro aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins - Aleto e foi um marco na união das categorias por um objetivo comum.

Após a fala dos representantes e contextualização da demanda coletiva, a comitiva seguiu em comboio para o Palácio do Araguaia, onde os líderes realizaram reunião com o subsecretário da Casa Civil para obterem respostas efetivas sobre a data de envio da matéria para o legislativo.

O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Tocantins, Bruno Azevedo, agradeceu a presença dos servidores que compareceram à reunião histórica entre as mais de dez entidades impactadas pelo pior subteto do Brasil. “O evento foi marcante na vida de cada servidor porque conseguimos estabelecer a efetiva união e a mobilização em torno desse assunto fundamental para os servidores e suas famílias. Na reunião do Palácio do Araguaia não tivemos resposta acerca do cumprimento da promessa do governador, estabelecida ainda no ano de 2022 para todas as categorias. Diante disso, a mobilização seguirá firme e todas as categorias envolvidas tentarão uma nova reunião”, enfatiza. 

Durante o evento, os líderes sindicais destacaram a necessidade de um diálogo aberto e colaborativo entre as entidades classistas e o governo estadual para garantir uma implementação eficaz e justa do Subteto, tendo como referência a remuneração do desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins, como prevê a lei na Constituição Federal.

Marcaram presença no evento, as entidades: Sindepol/TO, Simed/TO, Sindare/TO, Asmir/TO, Sindifiscal/TO, Aometo, Sicideto, Sindiperito, Agesto e Sindilegis, Asamp, Sindojus Sinsjusto, além de outras autoridades estaduais. 

 

Sobre o Teto

O teto remuneratório, estabelecido atualmente pelo executivo é o último no ranking nacional, tornando meramente simbólicos os planos de cargos e subsídios das categorias a partir do seu atingimento, o que causa desigualdades salariais e desmotivação. Em março de 2022, o Governador Wanderlei Barbosa propôs uma correção escalonada, por meio da Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) 001/2022, mas a proposta foi retirada sem explicações.