Editorial da Coluna "Na Delegacia"

Por: Delegado Mozart M. Macedo Felix
01/03/2018 01/03/2018 13:49 1142 visualizações

É com grande satisfação que trazemos a público o lançamento da coluna “Na Delegacia”, um espaço em nosso site e nas nossas redes sociais destinado à publicação de artigos escritos por Delegados de Polícia.

Semanalmente, nossa coluna trará textos que abordarão o dia a dia das Delegacias de Polícia, abordaremos, alternadamente, temas destinados à população em geral, esclarecendo dúvidas cotidianas sobre a atividade da Polícia Civil, bem como temas com abordagem técnico-científica mais profunda, voltada aos operadores do Direito.

Esperamos que este espaço seja de aproximação entre os Delegados de Polícia de todo o Estado e a sociedade em geral. Nossos colunistas trarão esclarecimentos importantes sobre a atividade de Polícia Judiciária e seu impacto no cotidiano da sociedade.

O Delegado de Polícia é o primeiro garantidor dos direitos fundamentais do cidadão, é uma das poucas, senão a única Autoridade Estatal à disposição da sociedade 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Nossa função precípua é a repressão ao crime, a investigação, determinar a materialidade e autoria do fato criminoso para que os indiciados sejam levados à julgamento.

Ocorre que, além dessa função, a população procura a Delegacia com uma infinidade de demandas diferentes, em nossa atividade cotidiana cabe também ao Delegado de Polícia receber, ouvir e esclarecer dúvidas dos cidadãos que nos procuram. Grande parte das vezes o problema do cidadão não é afeto à Delegacia e não tem possibilidade de ser resolvido ali, mas ele é atendido pelo Delegado e sai com a indicação de onde ir ou do que fazer para ter sua demanda atendida.

É justamente por essa preocupação que nasce a coluna “Na Delegacia”, esclarecer, informar, servir como fonte de pesquisa a estudantes e operadores do Direito e aproximar, cada vez mais, os Delegados da sociedade. A Polícia Civil é uma Polícia de Estado, um órgão perene, insuscetível à pressões politicas, econômicas e etc, que tem como objetivo cumprir e fazer cumprir a lei. Somos membros de uma polícia cidadã, que possui a obrigação de amparar o cidadão e fazer valer o Estado Democrático de Direito.

Todos esses conceitos serão abordados e esclarecidos em nossa coluna. Esperamos que todos apreciem a leitura e possam conhecer mais sobre o que ocorre na Delegacia.

 

Perfil: Mozart M. Macedo Felix,  é graduado em direito pela Universidade Paulista (Unip), presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol-TO) e diretor da Federal Nacional do Delegados de Polícia Civil (Fendepol).

Mozart tomou posse como delegado de Polícia no Estado do Tocantins em 2010, filiando-se ao Sindepol no mesmo ano. Exerceu o cargo de vice-presidente entre os anos de 2015 a 2017, assumindo por aclamação dos membros a presidência da entidade classista, em dezembro de 2017.

 

comunicacao@sindepol-to.com.br

(63) 98501-84098